domingo, 4 de novembro de 2012

O QUE SÃO AS CONCHAS

As conchas dos moluscos são construídas a partir de uma secreção produzida por glândulas presentes na epiderme. A primeira concha é secretada ainda pela larva e, com o passar do tempo, à medida que o animal vai crescendo, novas camadas vão sendo acrescentadas às anteriores,. No caso dos gastrópodes, como os caramujos, as camadas sucessivas vão se depositando em espiral. O material que constitui as conchas é o carbonato de cálcio e na maioria dos moluscos elas são formadas de três camadas: camada perolada ou nacarada (a mais interna, bastante lisa e brilhante), camada prismática (mediana e mais espessa, com cristais de carbonato de cálcio dispostos perpendicularmente à concha) e camada orgânica ou perióstraco (mais externa e muito fina, constituída de material orgânico e que protege o calcário da acidez da água circundante).




Estão divididos em cinco classes principais: os Gastrópodes, é a maior classe, onde estão os moluscos que possuem conchas em espiral. As lesmas de jardim e as lesmas do mar (ambas sem concha) também se encaixam neste grupo.

Bivalves: como o nome diz, compreendem as conchas que possuem duas valvas. Ex: ostras,chumbinho,lambreta ,etc .















Cefalopódes: esses animais são geralmente desprovidos de conchas, salvo poucas exceções como o Nautilus e o Argonauta. Nesta classe estão os polvos, lulas e calamares.


Argonauta é proveniente do Atlântico e o

Náutilus é originário do Pacifico.


























Escafópodes: todas as conchas desse grupo pouco conhecido têm a concha em forma de dente de elefante

Poliplacóforos: esse grupo é bem menos conhecido. Esses moluscos possuem um conjunto de oito placas que cobrem o animal e podem se enrolar como o tatuzinho de jardim.

Os moluscos originaram-se no período Pré-Cambriano. Na era Paleozóica, surgem os Cephalopodes seguidos pelos Bivalves, Polyplacophoros,Scaphopodos e os pulmonata (moluscos terrestres).
Segundo especialistas os moluscos surgiram da junção de dois vermes chatos que unidos deram origem ao primeiro Monoplacophora. Daí surgiram as seis classes descritas acima.
Esses animais vivem em todo planeta e estão adaptados a viver em locais úmidos e com temperatura de até 23 graus centígrados. Nas regiões tropicais ocorre uma variabilidade mais acentuada de formas e cores de suas conchas, sendo particularmente notável na região Indo-Pacifica, na região do Oceano Atlântico e também nas espécies de água doce e terrestre que habitam os territórios banhados por estes oceanos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário