sábado, 17 de novembro de 2012

NUDIBRÂNQUIOS



Com aproximadamente 3.000 espécies,os nudibrânquios, que pertencem a Superordem Opisthobranchia,situam-se entre os moluscos mais belos que há. Apresentam manto ou concha bem reduzida ou completamente ausente. A superfície corporal dorsal é bastante aumentada na maioria dos nudibrânquios pelas projeções chamadas CERES, que podem ter a função de defesa contra predadores (Rupert e Barnes,1994). São tipicamente predadores de esponjas, ascídias,briozoários,octocorais e outros moluscos. Como suas presas sésseis produzem ou acumulam substâncias que podem apresentar atividade biológica, estes moluscos terminam por adquirir e acumular estas substâncias.


Foto:Marcelo Castro

G.atlanticus depreda organismos pelágicos de maiores dimensões, entre os quais cnidários como a caravela (Physalia physalis), Velella velella e Porpita porpita e moluscos pelágicos como Janthina janthina. Conhecem-se casos em que exibe comportamento canibal, predando exemplares da própria espécie.
G. atlanticus é capaz de se alimentar de P. physalis porque exibe imunidade ao veneno dos nematocistos daquela espécie, consumindo a caravela inteira selecionando e armazenado as toxinas e osnematocistos para seu próprio uso. O veneno é recolhido em sacos especializados localizados nas pontas dos seus apêndices (os "dedos" das suas extremidades)
Dado que Glaucus armazena o veneno, pode produzir um efeito ainda mais potente e mortal do que o resultante diretamente da toxina da caravela.
Com a ajuda de um saco cheio de gás no seu estômago, G. atlanticus flutua perto da superfície. A combinação dos efeitos resultantes da posição do saco e da tensão superficial da água fazem com que se mantenha em posição invertida: a superfície dorsal é na realidade o pé. A sua coloração azulada serve de camuflagem.


Glauco atlanticus Foster,1777
Foto:Marcelo Castro

Alimentando-se de uma Caravela Portuguesa.
Foto: Bill Rudman

Porpita porpita

Foto: Marcelo Castro


Micromelo undatus (Bruguière, 1792),Itapoã,Ba.2012
Foto: Marcelo Castro

Segundo um estudo o animal está começando a livra-se da concha ,que está se tornando mais fina  e menos importante como órgão de proteção.
Foto; Marcelo Castro


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

POLYPLACOPHORA

Possuem oito placas calcária constituindo sua concha. São também conhecidos como Amphineuros, não possuindo um nome vulgar, devido à dificuldade de serem achados.São primitívos, sendo considerados por alguns autores como uma subdivisão dos Gastropodas (OLIVEIRA,1995)


ISCHINOCHITONIDAE-
Mopalia hindsii (Reeve,1847)
British Columbia

Ischnochiton pectinatus (Sowerby,1840)
coletados debaixo de pedras na maré baixa,Itapoã-Salvador-Ba
Exclusivamente marinhos , corpo elíptico,face ventral achatada,pé achatado e desenvolvido, circulado por um sulco (cavidade do manto) onde as brânquias estão inseridas.Corpo protegido por uma concha dividida em oito peças transversais.Fixa-se as rochas por meio do pé que funciona como ventosa.

SCAPHOPODA




Possuem uma só valva, de forma tubular, aberta nas duas extremidades .Geralmente apresenta-se como um dente de elefante.São moluscos escavadores, vivendo enterrados na areia.São representantes até o momento pelas famílias Dentaliidae e Siphonodentaliidae,apresentando poucos gêneros. (OLIVEIRA,1969; OLIVEIRA,1995)


Fissidentalium  amphialum (Watson,1879)
procedente de Santa Catarina-Brasil


Dentalium aprinum L.,1758 -Coletado por pescadores locais
-Filipinas-

Dentalium octangulatum Donovan,1804- Coletado por pescadores
locais, Japão



FORMAÇÃO DA CONCHA

As conchas despertam o fascínio do homem, seja por suas formas bizarras, cores vivas ou ornamentação. Diferente da beleza funcional que ocorre em outras espécies, a beleza das conchas é gratuita, visto que a maioria destes enxergam muito mal. Além disso, uma grande parte vive em cavernas ou em profundidades onde a luz não alcança,alguns vivem enterrados e possuem hábitos noturnos, enquanto outros possuem a concha incrustada por outros organismos. Até hoje não há uma resposta sobre o porque os moluscos possuem conchas de tão variadas formas e cores.
Assim que nascem, os moluscos já possuem sua concha formada que se solidifica em contato com o ar.Ao tomar forma espessa , a concha fica internamente nacara.Isso ocorre devido à atividade do manto,que concentra o cálcio vindo do sangue do animal e o cristaliza, juntando-se a isto uma matriz de conchiolina, que é um material composto de proteínas e polissacarídeos,que servem de rede para os novos cristais (OLIVEIRA,1995). A concha possui a função de um exoesqueleto externo, que protege o corpo mole do animal. Toda atividade de formação da concha é coordenada pelo manto (OLIVEIRA,1995).
A concha é composta de três camadas:
hipostracum- camada interna, com revestimento de nácar, composta de cristais de aragonita.
mesostracum- camada média, composta pela junção de cristais de calcita e aragonita.
periostracum-camada externa, constituida também por conchiolina, que reveste toda concha.

PRINCIPAIS ESTRUTURAS DA CONCHA


GASTROPODA

BIVALVIA




terça-feira, 13 de novembro de 2012

MONOPLACOPHORA E APLACOPHORA

Monoplacophora - possuem uma única valva arredondada.Embora tenham sido muito comuns no período Paleozóico em águas rasas, hoje não podem mais ser encontrados nestas áreas. O descobrimento de espécies de animais considerados extintos, nos leva a rever estas considerações. As águas rasas são fisicamente mais variáveis do que as águas profundas onde salinidades, pressão e temperatura são mais estáveis.
Considerados nada comuns em coleções particulares, devido as profundidades onde vivem, algumas espécies vivem em profundidades relativamente rasas. Na costa da Itália, espécimens de Veleropilina podem ser encontradas em profundidades de 180 metros. Mas a grande maioria ainda vive em profundidades abissais.



Aplacophora- não possuem concha ou apresentam apenas vestígios internos desta.Neste caso podemos citar a lesma de jardim como seu principal representante.
Estes animais são mais parecidos com vermes, com uma cobertura brilhante composta de inúmeros espinhos ou escamas formados de carbonato de cálcio, também conhecidos como escleritos. Cada espinho é espelido de maneira extra celular como nos poliplacófora. O processo se inicia com o encapsulamento de uma célula individual que cresce através da cutícula. Estes espinhos são compostos de aragonita, com excessão das espécies de Notomenia, que não possuem Carbonato de Cálcio.

A classe está dividida em dois grupos: Solenogastres (Neomeniomorpha) e Caudofoveata (Chaetodermomorpha).
Solenogastres: possuem uma abertura ventral estreita onde está o pé, que não passa de uma protuberância ciliada sem músculos por onde se arrasta. São hermafroditas.
Caudofovetas: diferentemente dos Solenogastres estes não possuem um pé ou abertura ventral. São dióicos (sexos separados). A cabeça é geralmente separada do corpo por uma pequena constrição.

Aplacophorans
Two aplacophora: Chaetoderma elegans (Top) is a
chaetodermomorph;the bottom photo is of an unidentified
neomeniomorph.Note the glistening spicules on both.
Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI)


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

CEPHALOPODA

Possuem uma só valva, interna e bem reduzida ,em alguns pode ser ausente esta valva. A concha pode ser de uma só valva reta ou enrolada em espiral.São os moluscos mais evoluídos e o que caracteriza esta classe são os tentáculos , que se situam ao redor da boca.


Nautilus pompilius L.,1758 Philippines

Argonauta hians Lightfoot,1786, Philippines
Sepia oficinalis L.,1758-Espanha-concha interna
Argonauta nouryi Lorois,1852-Ecuador

Argonauta nodosa Lightfoot,1786, Arraial do Cabo-Rio de Janeiro



Spirulla spirula L.,1758. coletadas sobre a areia em Vilas do Atlântico-Ba.


Esta família possui um único gênero e uma única espécie em todo o mundo. A concha é interna e possui várias câmaras, mais de 30 em espécies adultos. Sua concha espiralada é bem característica e lembra muito os primeiros cephalopodes. Seu ancestral era conhecido com Belemnites que viveram no Jurássico e Cretáceo.

A concha é interna e funciona como um aparato que controla a flutuação do animal.
http://www.conchasbrasil.org.br

Abaixo o animal que a recobre,foto do Dr.Steve O'Shea