sábado, 5 de março de 2016

CALLISTA MACULATA L., 1758



FILO: Mollusca
CLASSE: Bivalvia
ORDEM: Veneroida
FAMÍLIA: Veneridae
ESPÉCIE: Callista maculata
AUTOR: (Linné, 1758)
Ilha de Itaparica,Bahia-Brasil - Oceano Atlântico (Profundidade: 30-50m).
Concha bivalve com valvas simétricas infladas.Sua concha é muito utilizada para produção de artesanatos, gastronomia e colecionismo (conquiliologia).Sua principal ocorrência fica no Mar do Caribe, Colômbia e América do Sul. A concha pode chegar a 80mm de comprimento. Vive a 30m. de profundidade e vive enterrada em fundos arenosos. Sua alimentação é diversa, e esta espécie é bem comum nos locais que habita.

05 DE MARÇO 2016 PEÇAS DA COLEÇÃO


FILO: Mollusca
CLASSE: Bivalve
ORDEM: Limoida
FAMÍLIA: Limidae
ESPÉCIE: Acesta rathbuni
AUTOR: (Bartsch, 1913)
Oceano Pacífico (Profundidade: 100-200m).
Esta espécie possui um fenômeno raro em sua concha que é a fluorescência. A fluorescência é a capacidade de uma substância de emitir luz quando exposta a radiações do tipo ultravioleta, invisíveis ao olho humano, e que se transformam em luz visível, ou seja, com um comprimento de onda maior que o da radiação incidente. Sao apreciadas pela culinária asiática em específico as Filipinas e o sudeste asiático.
Este animal fica distribuído em todo Sudeste Asiático e Oceania. Seu tamanho pode chegar a 170mm. Vive em fundos arenosos com profundidades de até 310m., sendo um animal bentônico, ou seja, associado ao fundo marinho. Sua alimentação ocorre por filtração, se alimentando de organismos suspensos na coluna de água.


FILO: Mollusca
CLASSE: Gastropoda
ORDEM: Neogastropoda
FAMÍLIA: Volutidae
ESPÉCIE: Adelomelon beckii
AUTOR: (Broderip, 1836)
Praia do Cassino, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil - Oceano Atlântico (Profundidade: 100-200m).Concha fusiforme ornamentada com nódulos em sua espiral.Dentre os gastrópodes marinhos da América do Sul, esta espécie é considerada a maior da costa brasileira, podendo atingir 60 cm de comprimento. O animal é utilizado para a alimentação como recurso pesqueiro, sendo um dos produtos da pesca industrial de arrasto e a sua concha é utilizada para ornamentos e souvenires.  Animal de hábito carnívoro, se alimentando de outros animais. Vive em fundos arenosos e lamosos enterrada ou sob ele e em fundos de cascalho de coral, rochas ou conchas, de 40 à 300 m. de profundidade. É uma espécie relativamente comum e seu tamanho médio varia de 30 a 45cm. A espécie distribui-se geograficamente do sul do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul podendo ocorrer ainda até as Ilhas Falklands. 




FILO: Mollusca
CLASSE: Gastropoda
ORDEM: Littorinimorpha
FAMÍLIA: Melongenidae
ESPÉCIE: Busycon contrarium
AUTOR: (Conrad, 1840)
Marco Island,Florida,USA,Taken in mmuddy sand with grass at extreme low tide.
Concha em formato de figo com canal sifonal alongado e curvo. Possuem poucas espirais ornamentadas com espinhos no centro e finas costelas radiais. Ápice elevado e pontiagudo.
Possui a maior concha de sua família. Esta espécie é muito utilizada para alimentação e ornamentos artesanais. Uma curiosidade é que na área gastronômica, os pés musculares destes moluscos são servidos como bifes em mariscadas. Sua concha também é ilustrada em selos de diversos países. O nome contrarium refere-se a abertura da concha que é do lado contrário, sendo uma concha canhota.Sua localização fica ao longo da costa norte-americana de New Jersey para o Texas. Eles são comumente encontrados em estuários e migram do fundo para águas rasas em tempos de reprodução e baixa oferta de alimentos. São carnívoros e podem atingir até 400mm de comprimento.