terça-feira, 6 de novembro de 2012

HÁBITOS ALIMENTARES


Os moluscos se alimentam por meio de palpos que puxam o alimento para dentro da boca e da rádula,com exceção dos bivalves, que não possuem a rádula. Estes se alimentam de pequenas partículas suspensas na água (animais e plantas flutuantes do plâncton).Estas partículas são depositadas nos palpos labiais e nas brânquias, de onde passam para o aparelho digestorio.
Os gastrópodes podem ser herbívoros ou carnívoros.Para chagar ao aparelho digestorio, o alimento passa primeiro pela rádula, espécie de língua provida de inúmeros dentes ) que raspam a planta ou animal do qual se alimentam.
No caso dos cones, seus hábitos alimentares são mais complexos. São separados em três categorias: cones que se alimentam de outros moluscos (molluscivorus), que se alimentam de vermes (vermivorus) e que se alimentam de peixes ( piscívoros).
Os cones precisam de veneno para matar suas presas de sangue frio. Essa é a razão por que são potencialmente perigosos para os seres humanos.
Outros moluscos são necrófagos como as Olividae.E outros como Muricidae se alimentam de outros moluscos ,incluindo Muricidae, onde cavam um buraco na concha.
Os Cefalópodes (também dotados de rádula) se alimentam de pequenos caranguejos e peixes.
Os escafópodes se alimentam de organismos microscópios, que vivem na areia ou lodo em que também estão enterrados.
A rádula possui ação de músculos muito fortes, e sua dentição é uma característica muito importante na classificação das espécies, apresentando formas muito variadas.



Rádula: Órgão raspador característico do Filo Mollusca localizado na boca do animal e formado por uma série de dentes, chamados dentes radulares. Encontrado em todas as classes exceto Bivalvia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário