sábado, 20 de outubro de 2012

POLYMITAS

As Polymitas são endêmicas de Cuba e considero as conchas terrestres mais bonitas que há. São arborícolas, ou seja, vive em árvores, se alimentando de fungos sensíveis a mudanças na umidade, luz, temperatura e salinidade do meio ambiente, por isso não podem adaptar-se a outros territórios. 


P.picta nigrolimbata

P.picta iolimbata iofasciata

P.picta fuscolimbata

P.picta iolimbata var. iodimidiata

P.picta color muscata

P. fuscolimbata pseudoroseolimbata

P.picta nigrolimbata

P.picta multifasciata

P.picta iolimbata iosaturata

P.picta obscurata

P.picta nigrolimbata

P.picta roseolimbata

P.picta versicolor reticulella

P.versicolor reticulata

P.roseolimbata virgata

P.picta


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

BIVALVIA ÁGUA SALGADA

Com cerca de 20000 espécies, são organismos principalmente marinhos, embora um bom número tenha se diversificado e se adaptado ao ambiente dulcícola. São comumente conhecidos com ostras , vieiras e mexilhões.Possuem uma conchas bivalve, presa uma a outra por ligamentos elásticos e por um ou dois músculos adutores.Tanto a concha, quanto o ligamento são secretados pelo manto.Adaptações especiais , a charneira (dentes maiores e menores,calhas,depressões e sulcos que se engrenam) aparecem ao nível do umbo (porção superior da concha), ajudando a manter a concha em posição, e prevenindo o movimento lateral desta. 
Corpo desprovido de cabeça diferenciada; rudimentar, sem olhos, embora olhos e estatocistos possam aparecer em alguma região qualquer do corpo.Massa visceral bem desenvolvida,Pé retrátil.