domingo, 28 de setembro de 2014

SPONDYLUS ICTERICUS

Este pequeno exemplar veio dar na praia após as fortes chuvas que atingiram a cidade este mês de maio.
O Spondylus ictericus não possui espinhos tão grandes quanto o S. americanus, talvez por habitar a uma profundidade menor, mais próximo da costa.


S.americanus. coletado por barcos de pesca no
Ceará.
O S. americanus por viver em maiores profundidades tem espinhos maiores , mais separados e lisos , já o S. ictericus possui espinhos mais curtos, mais próximos uns dos outros e são achatados nas pontas.
Os que tenho encontrado são quase sempre de cor avermelhada enquanto os S. americanus tem uma variedade de cores maior .
Segundo o site Conchas Brasil a espécie precisa ser revisada e a classificação é bastante difícil.

Um comentário:

  1. Olá, Marcelo
    Meu nome é Clódson
    Achei muito instigante seu blog
    Estou começando uma coleção e tenho algumas dúvidas especialmente em relação ao acondicionamento de conchas em prateleiras de madeira.
    Fiz um móvel muito bonito com madeira de demolição e gostaria de aproveitá-lo para expor as conchas. Será que revestindo as prateleiras com vidro ou carpete evita que os vapores da madeira embranqueçam as conchas com o tempo? gostaria de seu e-mail também para saber mais como adquirir conchas exóticas. Meu contato é clodsonsilva@yahoo.com.br
    Desde já agradeço
    Atenciosamente Clódson

    ResponderExcluir